Por que o professor deveria se interessar por apresentações de slides ?
Uma apresentação de slides digital tem
muitas utilidades para o professor. Abaixo listamos algumas possibilidades:
- Ela permite a apresentação do
resumo de uma aula de forma organizada e pode, portanto, servir de roteiro
de estudo para o aluno;
- É possível apresentar esquemas,
desenhos, ilustrações ou qualquer outro tipo de imagem digitalizada;
- Além das imagens, a apresentação
de slides digital permite que se agregue som e movimento, ou seja, é
possível até mesmo inserir filmes em uma apresentação digital;
- Os diversos recursos de
formatação e de criação de efeitos especiais dão à apresentação um aspecto
profissional e dinâmico que pode ser bastante didático e agradável para os
alunos;
- As apresentações feitas em
computador podem ser armazenadas, modificadas, reaproveitadas,
distribuídas e compartilhadas na internet;
- O custo (em tempo e dinheiro)
para produzir apresentações de slides digitais é muito pequeno e o
benefício de utilizá-las pode ser bem grande;
- Para produzir uma boa
apresentação de slides digital não é preciso nenhum conhecimento sobre
computadores além do necessário para produzir um texto formatado em um
editor de textos comum;
- As apresentações de slides são
também ferramentas de autoria, tanto para professores quanto para alunos;
- Os professores precisam ter
contato com essa tecnologia para se capacitarem melhor e dinamizar as
aulas, pois hoje em dia as apresentações de slides digitais são muito
comuns;
- Já existe uma variedade enorme de
objetos educacionais na forma de apresentações de slides digitais
disponíveis e compartilhadas na internet, e esse número cresce a cada dia;
- Apresentações podem ser usadas em
aula, em reuniões de pais e em eventos da igreja.
Requisitos
pedagógicos para uma boa apresentação de slides
Quer você produza suas próprias
apresentações, quer você as obtenha na internet, antes de usá-las é bom saber
que:- Uma apresentação de slides com
fins educacionais precisa ter “conteúdo”
e esse conteúdo precisa ter qualidade.
É imprescindível que os conceitos e as informações apresentadas sejam
corretas, estejam atualizadas e sejam apresentadas em uma linguagem clara,
objetiva, precisa e concisa;
- A apresentação deve ter o papel
de guia e ser acompanhada de uma discussão e de uma reflexão sobre os
assuntos tratados. Uma apresentação não pode se esgotar em si mesma ou ser
vista como uma “página de conteúdo da revista”. Apresentações são resumos
de ideias organizados de forma didática;
- Para que uma apresentação de
slides possa substituir com vantagens um resumo escrito em lousa, é
preciso que ela incorpore elementos que dificilmente poderiam ser
apresentados em lousa, como sons e imagens, por exemplo;
- O tempo de apresentação dos
slides e a quantidade de conceitos e informações apresentadas, bem como o
tamanho total da apresentação, devem ser dimensionados de maneira que se
possa tratá-los dentro do espaço da aula, sem criar descontinuidades e sem
exigir um número excessivo de aprendizagens;
- A apresentação não substitui o
trabalho do professor e nem deve ocupar um tempo muito grande da aula,
podendo ser intercalada com intervenções do professor e dos alunos ou com
o uso de outros recursos (como a lousa, demonstrações, atividades dos
alunos, etc.);
- A sequência de slides, as
imagens, sons e outros recursos incorporados à apresentação devem ser
didaticamente válidos, ou seja, tudo o que for apresentado deve ter um
objetivo educacional claro e planejado;
- É importante fornecer as fontes
de pesquisa usadas para gerar a apresentação e dar os créditos necessários
para todos os autores e colaboradores;
- Como a apresentação de slides é
uma ferramenta essencialmente “visual”, é preciso um cuidado especial com
o design e o uso de fontes, cores, imagens e efeitos especiais. Uma
apresentação com caráter pedagógico não deve ser apenas um show
pirotécnico de efeitos especiais.
Aspectos
técnicos de uma boa apresentação
Há um certo consenso de que uma boa
apresentação de slides deve possuir algumas características técnicas que a
torne agradável, acessível e eficiente como ferramenta de comunicação. Seguem
abaixo algumas características técnicas que uma boa apresentação de slides
digital deve possuir:
- A apresentação deve ser visível
por todos na sala. Posicione o telão em um local que permita sua
visualização por todos os presentes e faça sua exposição ao lado e não na
frente do telão. Se for obrigado a ficar um pouco mais distante do telão,
use um apontador laser para apontar; se estiver próximo ao telão e este
for pequeno, use um apontador do tipo “vareta”;
- A letra utilizada para os textos
dos slides deve ter um tamanho suficientemente grande para que todos
possam ler os textos, mesmo aqueles que estão mais distantes do telão. Evite
usar fontes com tamanho menor do que 20. Especialistas recomendam o uso de
fontes com tamanho 30;
- Procure usar apenas as fontes
(tipos de letras usadas pelo computador) mais comuns e disponíveis em
todos os computadores (Arial, Verdana, Times New Roman). Uma fonte
“sofisticada” pode não existir no computador onde a apresentação será
executada e, nesse caso, seu texto pode ficar desconfigurado;
- Evite usar cores de fundo ou
imagens de fundo escuras, com muito contraste ou muito detalhadas. As
cores claras, ou mesmo o fundo branco, permitem uma visualização melhor
para quem está distante do telão e evitam problemas de contraste com as
cores das letras ou problemas de interpretação das cores pelo projetor.
Além disso, a iluminação local também pode afetar as cores mostradas no
telão;
- Evite usar letras coloridas e
use-as apenas quando quiser destacar uma palavra ou frase
importante. Textos coloridos raramente causam um bom impacto visual, as
cores do projetor nem sempre são iguais as cores vistas na tela do computador
e a escolha infeliz da cor da letra e do fundo da apresentação podem
tornar a visualização do slide difícil ou mesmo muito desagradável;
- Use apenas os dois terços
superiores do espaço do slide, pois em muitas salas o público mais
distante não consegue enxergar a área total do telão e têm dificuldade
para ver o terço inferior do slide;
- Procure não usar imagens
reduzidas demais. É preferível que uma imagem seja apresentada em um slide
próprio, acompanhada apenas de um título e de sua legenda, do que inserida
no meio de um texto. O mesmo vale para gráficos e figuras em geral;
- Efeitos de transição de slides
dão um aspecto mais dinâmico à apresentação e a tornam menos “monótona”,
mas não têm nenhum impacto na aprendizagem dos conteúdos do slide;
- As animações de objetos (textos e
figuras que entram em cena de determinada forma e em momentos distintos de
um mesmo slide) devem ser usados com bastante cuidado. Use efeitos de
animação apenas quando quiser apresentar itens de forma sequencial e evite
“efeitos pirotécnicos” que podem contribuir mais para a desatenção do que
para a atenção do seu público sobre o conteúdo exposto;
- Evite listar mais do que três
itens (parágrafos) em um mesmo slide. O excesso de informações
concentradas em um mesmo slide prejudica a compreensão do conteúdo exposto
e causa a impressão de “complexidade do assunto”. Preferencialmente coloque
nos slides apenas as ideias principais e não explicações ou detalhes;
- Evite apresentações de slides com
muitos slides. Uma apresentação com mais de 30 slides causa muito mais a
sensação de ser um livro do que de ser uma apresentação multimídia
propriamente dita. Especialistas recomendam no máximo 10 slides;
- Antes de a apresentar slides com
sons ou vídeos inseridos nos slides, verifique se o local utilizado possui
caixas de som capazes de criar sons audíveis em todo o ambiente. É muito
desagradável assistir um vídeo com som sem poder ouvir corretamente as
falas ou a música;
- Sempre que for inserir um filme
em um slide, escolha a opção de apresentá-lo em tela cheia. Vídeos
apresentados em áreas pequenas são de difícil visualização e tornam
praticamente impossível a leitura de legendas quando elas estão presentes;
- Se tiver dificuldade para
visualizar o telão ou a tela do computador da posição onde você se encontra
durante a apresentação, tenha em mãos uma cópia impressa dos slides que
serão apresentados;
- Antes de fazer uma apresentação,
execute a apresentação no seu computador ou, preferencialmente, usando um
projetor de slides multimídia (datashow) para se certificar de que os
slides aparecerão conforme você planejou;
Encontrando
apresentações na internet
Existem milhares de apresentações de
slides digitais compartilhadas na internet que você poderá baixar e usar com
seus alunos. Essa facilidade só existe porque muitas pessoas compartilham suas
apresentações com os demais. Faça o mesmo com as apresentações que você mesmo
criar.
Uma forma extremamente simples de
encontrar apresentações prontas na internet consiste em usar um buscador como o
Google. Tomando com exemplo esse buscador, experimente digitar o assunto que
está procurando e acrescente a expressão “filetype:ppt” no final do seu texto
(algo como “moisés filetype:ppt”, sem as aspas). Aparecerão centenas de links
para apresentações no formato usado pelo PowerPoint (extensão “ppt”) sobre o
tema Moisés. Além da extensão “ppt” também há outra extensão de arquivo
bastante utilizada para apresentações: o “pps”. Nesse caso sua frase de busca
seria algo como “moisés filetype:pps”, sem aspas.
Atenção! Antes de passar algo retirado
da internet para os seus alunos verifique se as informações colocadas ali são
corretas.
Criando e
compartilhando apresentações de slides digitais
Para criar uma apresentação de slides
digital você precisa de um software de criação de apresentações. O mais
comumente usado talvez seja o PowerPoint,
que vem geralmente no pacote de softwares de escritório Microsoft Office. O
único inconveniente do PowerPoint é que ele é parte de um pacote de softwares
pago. Mas você também pode usar um software muito semelhante e gratuito, o Impress, que é instalado
com o pacote de escritório OpenOffice, ou com a versão brasileira do
OpenOffice, o BrOffice. O Impress é totalmente gratuito e tem as mesmas
funcionalidades que o PowerPoint.
Para aprender a usar esses softwares
de gerações de apresentação há milhares de apostilas, tutoriais e apresentações
na internet que tratam desse assunto. Mas há dois recursos muito pouco
explorados pelos professores e que podem ajudá-los imensamente:
- A ajuda do próprio software: todo software vem acompanhado de
uma “Ajuda” que pode ser acessada diretamente no próprio software e que é
um manual completo sobre como fazer cada coisa. Consultando a ajuda do
próprio software geralmente se resolve mais de 90% das dúvidas sobre como
usar o software;
- A aprendizagem colaborativa: embora professores gostem que
seus alunos trabalhem em grupos de forma colaborativa, poucos usam esse
recurso para seu próprio aprendizado tecnológico. Sentar-se ao lado de um
colega que já tem alguma experiência, ou dos próprios alunos, e solicitar
ajuda, ainda é um dos meios mais eficazes para aprender a usar as novas
tecnologias.
Ao usar ou adaptar uma apresentação
feita por outra pessoa, mesmo que você a modifique bastante, dê ao autor
original o crédito pela apresentação que você modificou. Faça isso na página de
créditos onde você colocará também a sua informação de contato. Faça a mesma
coisa quando criar uma apresentação baseada em textos de blogs, livros ou
outras fontes, procurando sempre citar corretamente as fontes utilizadas.
ANTONIO,
José Carlos. Uso pedagógico de apresentações de slides digitais, Professor Digital,
SBO, 17 jul. 2010. Disponível em:
.
Acesso em: 18/07/12.