Um versículo para você!
sábado, 30 de outubro de 2010
Características de um bom professor
Cristina Mellin
1. Conhece profundamente a matéria a ser ensinada;
2. Prepara cada aula de forma específica identificando claramente o objetivo de cada lição e aula;
3. Explica aos alunos o objetivo da lição;
4. Explica o motivo da tarefa a ser realizada;
5. Cria um ambiente agradável ao aprendizado;
6. Gosta de trabalhar com os alunos;
7. Dá instruções claras e é bem organizado;
8. Apresenta o conteúdo da matéria com modelos ou exemplos;
9. Mantém-se dentro dos limites do objetivo;
10. Exige muito dos alunos - treina-os para que sejam responsáveis;
11. Atua de maneira constante;
12. É dedicado e responsável - exige muito de si mesmo;
13. É criativo - versátil na maneira de ensinar, possui novas idéias e novos materiais;
14. É entusiasta e enérgico, porém aceita idéias dos alunos;
15. Notifica aos alunos quanto ao aproveitamento;
16. É flexível - está sempre disposto a dar e receber (aconselhar e escutar);
17. Provê oportunidades de aprendizagem para alunos atrasados ou avançados sem causar embaraços, isto é, adapta o ensino segundo as necessidades individuais dos alunos;
18. Estimula a sala de aula para que haja respeito mútuo e cooperação (lições e pesquisas em grupo);
19. Trata os alunos como indivíduos;
20. Respeita as opiniões dos alunos, reagindo sempre de maneira construtiva;
21. Encoraja os alunos a melhorarem e terem um bom conceito de si mesmos;
22. Tem senso de humor - expressa seus sentimentos e atitudes;
23. Tem um relacionamento amigável com os alunos, mantendo a disciplina;
24. Coopera com os outros professores;
25. Veste-se de forma adequada;
26. Usa métodos de ensino comprovados;
27. Continua seu desenvolvimento profissional;
28. Conhece a vida pessoal dos alunos;
29. Importa-se em conhecer a comunidade e os recursos locais
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
UMA PRIORIDADE DA IGREJA
A Escola Bíblica Dominical é o veículo de ensino mais importante à disposição da Igreja. Longe de ser uma "escola" maçante e sem graça, é um dos principais cultos aos domingos pela manhã, do qual jamais alguém deveria faltar. Vejamos as quatro áreas da Escola Dominical que necessitam de intervenção:
1. CREDIBILIDADE – Temos que admitir que o povo evangélico, em sua maioria, não acredita mais na EBD. Isto é fácil de se perceber pelos bancos vazios. Para a recuperação deste crédito é necessário arregaçar as mangas e, se for o caso, questionar o horário, a duração, seus relatórios que o povo esquece antes de se levantar do banco, o material didático utilizado, os métodos empregados e, quem sabe, até o próprio nome?
Esta credibilidade precisa começar a ser restaurada na mente de sua própria liderança. Todos precisam entender que ela é a própria igreja crescendo e desenvolvendo-se através do estudo da Palavra de Deus. É ela quem qualifica a vida da Igreja.
2. UTILIDADE – Apesar da Bíblia possuir resposta e orientação satisfatória e segura a todos os anseios do homem, na maioria das vezes, o povo volta para casa sem ver respondidas as suas indagações mais angustiantes. Ninguém pode ser convencido da utilidade e aproveitamento deste sistema, ainda que se dê qualquer explicação para o fato. Sinceramente devemos concluir da sua ineficácia.
3. COMPETÊNCIA – Ministrar aulas é uma ciência e, como tal, deve ser aprendida e desenvolvida. É muito mais do que pegar uma revista e ir para lê-la ou repeti-la decorada naquela perspectiva mística, mas sem bases Bíblicas, de que, por ser esta uma tarefa espiritual, mesmo despreparado tecnicamente, o Espírito Santo lhe suprirá graça. É certo que o Espírito Santo pode usar homens despreparados, humanamente falando, como fez com Pedro, ou usar homens cultos como Paulo, porém ao desleixado e preguiçoso o Espírito não socorrerá.
Os nossos professores devem ser melhor escolhidos, crentes fiéis, com bom testemunho, maduros na fé e submissos. Devem entender a Escola Dominical como prioridade da igreja e dedicar-se a ela e aos seus alunos com amor. Devem ser preparados com esmero pelo seu pastor para que possam desincumbir seu ministério a contento e com proveito.
4. DEDICAÇÃO – Em algumas igrejas, o ministério não entende a importância da Escola Bíblica Dominical e desestimulam-se pela baixa freqüência. Assim, não a apoiam e nem a implementam, até mesmo negando-se a discutirem suas reformas.
Os superintendentes limitam-se à execução da abertura e do encerramento da Escola.
Necessitamos, urgentemente, de tratar a Escola Dominical com seriedade e disposição. Há necessidade de mais oração, fidelidade doutrinária, reavaliação honesta, vidas consagradas.
Fonte: Extraído do livro Você acredita em Escola Dominical?
1. CREDIBILIDADE – Temos que admitir que o povo evangélico, em sua maioria, não acredita mais na EBD. Isto é fácil de se perceber pelos bancos vazios. Para a recuperação deste crédito é necessário arregaçar as mangas e, se for o caso, questionar o horário, a duração, seus relatórios que o povo esquece antes de se levantar do banco, o material didático utilizado, os métodos empregados e, quem sabe, até o próprio nome?
Esta credibilidade precisa começar a ser restaurada na mente de sua própria liderança. Todos precisam entender que ela é a própria igreja crescendo e desenvolvendo-se através do estudo da Palavra de Deus. É ela quem qualifica a vida da Igreja.
2. UTILIDADE – Apesar da Bíblia possuir resposta e orientação satisfatória e segura a todos os anseios do homem, na maioria das vezes, o povo volta para casa sem ver respondidas as suas indagações mais angustiantes. Ninguém pode ser convencido da utilidade e aproveitamento deste sistema, ainda que se dê qualquer explicação para o fato. Sinceramente devemos concluir da sua ineficácia.
3. COMPETÊNCIA – Ministrar aulas é uma ciência e, como tal, deve ser aprendida e desenvolvida. É muito mais do que pegar uma revista e ir para lê-la ou repeti-la decorada naquela perspectiva mística, mas sem bases Bíblicas, de que, por ser esta uma tarefa espiritual, mesmo despreparado tecnicamente, o Espírito Santo lhe suprirá graça. É certo que o Espírito Santo pode usar homens despreparados, humanamente falando, como fez com Pedro, ou usar homens cultos como Paulo, porém ao desleixado e preguiçoso o Espírito não socorrerá.
Os nossos professores devem ser melhor escolhidos, crentes fiéis, com bom testemunho, maduros na fé e submissos. Devem entender a Escola Dominical como prioridade da igreja e dedicar-se a ela e aos seus alunos com amor. Devem ser preparados com esmero pelo seu pastor para que possam desincumbir seu ministério a contento e com proveito.
4. DEDICAÇÃO – Em algumas igrejas, o ministério não entende a importância da Escola Bíblica Dominical e desestimulam-se pela baixa freqüência. Assim, não a apoiam e nem a implementam, até mesmo negando-se a discutirem suas reformas.
Os superintendentes limitam-se à execução da abertura e do encerramento da Escola.
Necessitamos, urgentemente, de tratar a Escola Dominical com seriedade e disposição. Há necessidade de mais oração, fidelidade doutrinária, reavaliação honesta, vidas consagradas.
Fonte: Extraído do livro Você acredita em Escola Dominical?
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
LEMBRANÇA PARA AS CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS
LOUVO A DEUS PELA VIDA DAS MINHAS PROFESSORAS E COLABORADORAS DO DEP. INFANTIL DA IGREJA BATISTA ÉDEN!!!
ESSA LEMBRANCINHA FOI FEITA PELA IRMÃ GIVONETE QUE USOU SUA CRIATIVIDADE PARA CONSTRUIR ESSA MÃOZINHA PARA A LIÇÃO QUE FALAVA SOBRE DORCAS. CAIU DIREITINHO PARA AS CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS, DA CLASSE JÓIAS DE CRISTO 1.
DORCAS, FOI UM DOS TEMAS QUE TRABALHAMOS NAS SALAS PARA ENVOLVER AS CRIANÇAS NA CAMPANHA DE MISSÕES.
ESSA LEMBRANCINHA FOI FEITA PELA IRMÃ GIVONETE QUE USOU SUA CRIATIVIDADE PARA CONSTRUIR ESSA MÃOZINHA PARA A LIÇÃO QUE FALAVA SOBRE DORCAS. CAIU DIREITINHO PARA AS CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS, DA CLASSE JÓIAS DE CRISTO 1.
DORCAS, FOI UM DOS TEMAS QUE TRABALHAMOS NAS SALAS PARA ENVOLVER AS CRIANÇAS NA CAMPANHA DE MISSÕES.
LEMBRANÇAS PARA O MÊS DAS CRIANÇAS 2010
ESTOU FAZENDO ESTAS LEMBRANCINHAS PARA ENTREGAR AOS MEUS PEQUENOS NO ÚLTIMO DOMINGO DO MÊS DE OUTUBRO. VOU COLOCAR UMA VASILHA ATRÁS COM BOLINHAS DE AMENDOIM. QUANDO ESTIVER PRONTA POSTO AQUI PARA VOCÊS.
LEMBRANDO TAMBÉM QUE TIREI O MODELO (E ADAPTEI ALGUMAS PARTES) DO BLOG DA JACIRINHA - http://jacirinha.blogspot.com - PASSEM LÁ, TEM MUITA COISA LINDA. VOCÊS VÃO GOSTAR!
OS MOLDES
(QUEM DESENHOU ESSES MOLDES PARA MIM FOI O MEU DESENHISTA PARTICULAR: MEU ESPOSO AMADO, RSRS...)
(QUEM DESENHOU ESSES MOLDES PARA MIM FOI O MEU DESENHISTA PARTICULAR: MEU ESPOSO AMADO, RSRS...)
Assinar:
Postagens (Atom)
TEM MAIS... PODE OLHAR E COPIAR. MAS COLOCA O LINK, TÁ?
-
ATIVIDADES PARA O CULTO INFANTIL COM O TEMA ARMADURA DE DEUS , PARA CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS.
-
A morte de jesus A última ceia Zaqueu Jesus acalma a tempestade Jesus ressuscita os mortos O bom samaritano O amor de Jesus por nós Atividad...
-
1) QUEBRANDO O GELO: Para iniciar qualquer atividade, é necessário que antes haja um quebra-gelo entre os participantes. Então, antes...
-
Cada história vem com sua respectiva atividade. 1. Deus: O Herói Todo-Poderoso 2 . José: O Herói Perdoador 3. Moisés: O Herói que Liderou o ...
-
ENCONTREI ALGUNS MODELOS DE FICHA DE MATRÍCULA (SÓ NÃO LEMBRO ONDE) E ADAPTEI PARA USAR ESTE ANO. PARA CRIANÇAS PARA ADULTOS
-
IH! ACABOU A BEBIDA! LIGUE OS PONTINHOS "Eu estarei com vocês todos os dias." Mateus 28:20 OS DISCÍPULOS DE JESUS LEVE OS AMIGOS D...
-
ESTE ANO VOU ESCOLHER UMA DESSAS OVELHINHAS (ACHEI NAVEGANDO NA NET), PARA DAR DE LEMBRANCINHA DA PÁSCOA NA IGREJA. ABAIXO DE CADA FIGURA ES...