A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A música possui um papel importante
na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor,
sócioafetivo, cognitivo e lingüístico, além de ser facilitadora do processo de
aprendizagem. A musicalização é um processo de construção do conhecimento,
favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do
prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do
respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para
uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
A musicalização na educação infantil está relacionado a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a auto-estima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase.
Cantando ou dançando, a música de boa qualidade proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no desenvolvimento saudável da criançada.
A musicalização na educação infantil está relacionado a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a auto-estima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase.
Cantando ou dançando, a música de boa qualidade proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no desenvolvimento saudável da criançada.
A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EBD
A música
tem um espaço ilimitado. São computadores com programas que comportam cerca de
mais de 200 músicas (MP3).
Temos
música nas escolas, na TV, nos restaurantes, nos shoppings, pela rua e em todo
lugar, até nos meios de Transportes como: ônibus, metrô, avião, etc.
Contudo,
o período dos cânticos em nossas salas de EBD muitas vezes deixam a desejar.
Devemos ter zelo para selecionarmos o que nos for útil e eficaz.
Devemos
sempre orientar as nossas crianças do cuidado que elas devem ter para com o que
estão ouvindo e cantando fora do convívio cristão.
A música
tem uma característica ímpar de ressoar em nossa mente o dia todo e o tempo
todo. Se colocarmos coisas úteis e saudáveis para as crianças ouvirem, com
certeza jamais esquecerão.
QUAL A
IMPORTÂNCIA DE IMPLEMENTAR O CANTO INFANTIL NO ENSINO DA ESCOLA BÍBLICA
DOMINICAL?
No Departamento Infantil,
há sempre uma organização onde para cada criança há uma sala de acordo com a
sua idade. E, na classe, os hinos infantis é um dos elementos que irá prender a
atenção da criança no período em que seus pais estiverem em aula no templo.
O canto infantil serve como
complemento das historinhas da Bíblia contadas pela tia na EBD.
Temos crianças de idade
muito tenra, e, elas ainda não têm a capacidade de compreender o ensino
bíblico. E, sendo assim, a tia irá criar
brincadeiras interativas, dinâmicas, e contar pequenas histórias com palavras de
fácil compreensão e, depois, cantará um corinho infantil que tenha relação com
a historinha contada.
Toda vez que a criança
escutar aquela música irá se lembrar da historinha e toda vez que ela ouvir
aquela historinha, lembrará da música. E
o que resultará? Teremos crianças alicerçadas na Palavra de Deus e formadas
dentro do caráter cristão sabendo selecionar o que ouvirão futuramente.
OS
CÂNTICOS NA AULA
A participação da criança
em sua classe é de suma importância.
Quando a criança não
encontra algo interessante que prenda a sua atenção, então não terá prazer em
retornar à EBD.
O tratamento dispensado
pela educadora também influenciará no retorno da criança.
As
características que devem compor a música infantil
Melodia
Simples. – melodia simples de se aprender. Sem saltos demasiados
e em tessitura adequada às crianças. Que seja agradável o suficiente para que a
criança tenha vontade de cantar, motivação. Nunca devemos nos esquecer de que
precisaremos destas vozes futuramente.
Relativamente
Curtos. – canções muito compridas se tornam cansativas. É
claro que varia de acordo com a faixa etária.
Fáceis de
decorar. – os melhores cantos são aqueles fáceis de
aprender.
Mensagem
bíblica e clara. – a letra do cântico deve conter verdades
bíblicas. Não devem conter elementos duvidosos que não podem ser provados pela
Palavra de Deus.
Os
Gestos. – temos classes que são compostas por meninos e
meninas, então, a tia deverá ter o cuidado de não obrigar os meninos a fazerem
gestos.
Envolva
todas as crianças. – a criança que estiver desinteressada, será a que
mais precisará do seu apoio, incentivo e atenção.
O QUE A
CRIANÇA ESPERA DO PERÍODO DE CANTICOS?
Que sejam
prazerosos. A criança
não fará algo que não gosta ou que ache chato. Ela precisa sentir prazer no que
faz.
Que seja
possível a sua participação. A criança não se interessará por cânticos que não
consiga cantar, seja porque a melodia está numa tessitura inadequada, seja por
que a letra é complicada.
Que ela
possa se expressar através dos cânticos. A música deve falar o que a
criança sente. Se for uma letra que não condiga com a realidade dela, ela não
se interessará.
Que
contenha elementos conhecidos. Criança gosta de repetição, e quanto mais nova for
a música, mais repetição deve haver. Quando ensinarmos um cântico novo, não
devemos jamais abandonar os já conhecidos (antigos).
O QUE O PROFESSOR DEVE ESPERAR NO PERÍODO DE CÂNTICOS?
Que todas
as crianças participem com interesse. É frustrante ver crianças
desatentas ou desanimadas durante este período.
Que
auxilie os demais períodos da aula. O professor espera que os cânticos levem ao
louvor e à adoração, auxiliando com a reverência na oração, na atenção para a
lição bíblica.
Que haja
praticidade na sua elaboração. Hoje em
dia, as tias não dispõem de tanto tempo para preparar sua aula, no entanto,
elas devem reservar um espaço de tempo durante a semana para que possa elaborar
o material que irá precisar.
O QUE
DEUS ESPERA DO PERÍODO DE CÂNTICOS?
Ser
adorado e louvado dignamente. – João 4.23 Jesus diz que Deus procura verdadeiros
adoradores que o adorem em espírito e em verdade. As nossas crianças devem ser habilitadas
para adorarem a Deus de coração.
Corações
quebrantados. – a começar pelo professor, deve este vir a EBD
disposto a prestar uma adoração a Deus, servindo de exemplo para os seus
alunos.
PASSOS PARA O PREPARO E IMPLANTAÇÃO DO CÂNTICO NA CLASSE DA EBD.
O
professor deve estar ligado com Deus e ter atitudes de um verdadeiro adorador. – se o
professor não demonstra intimidade com Deus e propósito de adoração, não poderão
exigir dos seus alunos.
Os
cânticos devem falar primeiro ao seu coração. – quando
o professor está ligado com Deus, com certeza saberá o que agradará aos alunos.
Encarar o
período do cântico na EBD com seriedade. – não deixar para última
hora a preparação do material a ser utilizado na aula, e nem deixar que as
crianças escolham os cânticos por você – se acontecer alguma vez, que seja uma
exceção e não regra.
Este
momento exige a participação de todos os professores. – quando
for para ficar em pé, todos deverão ficar. Se para pular, todos pularão... não
ficar desanimado num canto da sala enquanto o outro professor dá a sua aula ou
canta o cântico.
Escolha
cânticos adequados às crianças e à lição estudada. – não embaralhe a cabecinha de seus
alunos. Que haja entrosamento e
correlação entre o cântico escolhido e a lição estudada.
Use
visuais criativos e bonitos. – se for um
cartaz de figura, que seja bem desenhado e pintado. E, se for a letra do
cântico a ser cantado, também deverá ser bem legível, e sem erros gramaticais.
Se for escrever em um quadro na sala, procure caprichar na letra.
COMEÇO,
MEIO E FIM DA AULA
Cânticos
de Aquecimento. – são cânticos que iniciarão a aula apenas para as
crianças entrarem no clima. Poderão estar relacionadas com a lição ou não.
Neste, as crianças poderão sugerir à vontade.
Cânticos
de Adoração e Louvor. – são os que serão cantados já no meio da aula.
Cânticos
de Despedida ou Recapitulação. – são aqueles que tenderão a ficar na saudade. No
fim da aula, é bom sempre repetir aquele cântico que marcou a aula.
CONCLUSÃO
Devemos nos lembrar que
nada muda de um dia para o outro. Vá com calma, persistência e dedicação. Ore
para que o Senhor oriente os seus procedimentos. Planeje o que você vai fazer
primeiro, e passo a passo, coloque em prática suas novas idéias combinando
sempre com o seu companheiro de classe, e só assim você verá como estaremos
formando futuros adoradores. Que Deus lhe abençoe.