Departamento Infantil
Memorizar Versículos
Com Bola
Forme um círculo com as crianças e deixe que joguem uma bola entre si; ao comando do professor, devem parar o jogo e aquela que estiver com a bola deve dizer o versículo (pode-se estipular que a criança que está de cada lado da que tem a bola deve dizer o verso também).
Forme um círculo com as crianças e deixe que joguem uma bola entre si; ao comando do professor, devem parar o jogo e aquela que estiver com a bola deve dizer o versículo (pode-se estipular que a criança que está de cada lado da que tem a bola deve dizer o verso também).
Esconde-esconde
Escreva cada palavra do verso em um pedaço de papel ou outro objeto. Divida a turma em 2 grupos. Um grupo esconde as palavras e o outro deve encontrá-las e arrumar o versículo. Para dificultar você pode acrescentar algumas peças com palavras que não fazem parte do versículo daquele dia.
Escreva cada palavra do verso em um pedaço de papel ou outro objeto. Divida a turma em 2 grupos. Um grupo esconde as palavras e o outro deve encontrá-las e arrumar o versículo. Para dificultar você pode acrescentar algumas peças com palavras que não fazem parte do versículo daquele dia.
Com fantoches
Um fantoche deve dizer o verso com alguns erros e perguntar as crianças "Acertei?". As crianças o corrigem e dizem o verso correto; o fantoche tenta novamente e erra em outro trecho; sendo novamente corrigido. Repita algumas vezes, mas pare antes que as crianças enjoem da brincadeira.
Um fantoche deve dizer o verso com alguns erros e perguntar as crianças "Acertei?". As crianças o corrigem e dizem o verso correto; o fantoche tenta novamente e erra em outro trecho; sendo novamente corrigido. Repita algumas vezes, mas pare antes que as crianças enjoem da brincadeira.
Apague uma palavra
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Apague uma palavra, leia novamente, apague outra palavra, e assim sucessivamente até apagar tudo. Você pode pedir que as crianças venham ao quadro para apagar ou apagar mais de uma palavra de cada vez de acordo com a dificuldade do verso.
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Apague uma palavra, leia novamente, apague outra palavra, e assim sucessivamente até apagar tudo. Você pode pedir que as crianças venham ao quadro para apagar ou apagar mais de uma palavra de cada vez de acordo com a dificuldade do verso.
Apague letras
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Peça as crianças que escolham uma letra e apague-a de todas as palavras onde ela aparece.
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Peça as crianças que escolham uma letra e apague-a de todas as palavras onde ela aparece.
Jogo do Eco
O Professor diz o verso; a turma toda ecoa.
O professor então deve dizer alguma característica, por exemplo: olhos azuis, os meninos, as meninas, cabelos castanhos, quem está de tênis, blusa azul .... assim ao dizer o verso, somente as crianças que tem a característica mencionada devem ecoar o versículo.
O Professor diz o verso; a turma toda ecoa.
O professor então deve dizer alguma característica, por exemplo: olhos azuis, os meninos, as meninas, cabelos castanhos, quem está de tênis, blusa azul .... assim ao dizer o verso, somente as crianças que tem a característica mencionada devem ecoar o versículo.
Seu mestre mandou...
Seu mestre mandou: falar o versículo enquanto pula; falar o versículo segurando a ponta do nariz; com a mão no joelho; fazendo caretas; etc..
Seu mestre mandou: falar o versículo enquanto pula; falar o versículo segurando a ponta do nariz; com a mão no joelho; fazendo caretas; etc..
Casas numeradas
Desenhe com giz, uma "casa" no chão para cada criança; numere de1 a 6, mesmo que os números se
repitam. Toque uma música e enquanto isso as crianças devem passear ou dançar.
Ao parar cada criança deve ocupar uma casa (não pode ter mais de uma criança em
cada casa). Peça a uma delas que jogue um dado (você pode fazer um bem grande
com uma caixa de papelão ou pedaço de espuma firme) e as crianças que estiverem
na casa com o mesmo número do sorteado devem falar o versículo.
Desenhe com giz, uma "casa" no chão para cada criança; numere de
Palavras Embaralhadas
Escreva o versículo numa folha e recorte as palavras e coloque as palavras misturadas dentro de um envelope e dê um envelope para cada grupo para montar o versículo. O grupo que acabar primeiro será vencedor.
Escreva o versículo numa folha e recorte as palavras e coloque as palavras misturadas dentro de um envelope e dê um envelope para cada grupo para montar o versículo. O grupo que acabar primeiro será vencedor.
Repita o que eu digo
Idade: Todas
Materiais: Lousa e giz ou folha grande de papel e pincel atômico.
Preparação: Escreva as palavras do versículo a ser memorizado em uma lousa ou folha de papel bem grande. Coloque num local de fácil visualização.
Pronuncie a primeira palavra do versículo - as crianças repetem. Pronuncie as duas últimas palavras, depois as próximas três, etc. As crianças repetem cada jogo de palavras e então repetem juntas o versículo inteiro. Convide as crianças a recitarem os versículos do mesmo modo que você fez, sendo que agora você repete as palavras delas. Convide várias crianças a serem líderes no jogo se o tempo permitir.
Materiais: Lousa e giz ou folha grande de papel e pincel atômico.
Preparação: Escreva as palavras do versículo a ser memorizado em uma lousa ou folha de papel bem grande. Coloque num local de fácil visualização.
Pronuncie a primeira palavra do versículo - as crianças repetem. Pronuncie as duas últimas palavras, depois as próximas três, etc. As crianças repetem cada jogo de palavras e então repetem juntas o versículo inteiro. Convide as crianças a recitarem os versículos do mesmo modo que você fez, sendo que agora você repete as palavras delas. Convide várias crianças a serem líderes no jogo se o tempo permitir.
Passe a palavra
Idade: Todas
Materiais: Cartões de índice, pincel atômico, rádio com fita cassete ou cd para música.
Preparação: Escreva cada palavra do versículo em um cartão separado. Se o verso for longo, escreva mais de umaem cada. Numere os cartões segundo a ordem das
palavras do versículo.
Idade: Todas
Materiais: Cartões de índice, pincel atômico, rádio com fita cassete ou cd para música.
Preparação: Escreva cada palavra do versículo em um cartão separado. Se o verso for longo, escreva mais de uma
Coloque as crianças sentadas em
círculos e dê cada um dos cartões para uma criança diferente. Enquanto a música
toca, elas vão passando os cartões para a criança ao lado. Quando a música
pára, as crianças que estiverem segurando o cartão lêem o versículo, seguindo a
ordem das palavras. Depois que tiverem brincado várias vezes dessa maneira, as
crianças que estiverem segurando os cartões virão à frente e organizarão os
cartões elas próprias, formando o versículo. Repitam o verso juntos várias
vezes.
Faça um gesto
Idade:
todas
Materiais: Lousa e giz ou cartolina e pincel atômico
Preparação: Escreva as palavras do versículo na lousa ou cartolina. Coloque num papel visível.
Senta-seem círculo.
Comece o jogo fazendo um tipo de movimento com as mãos
enquanto você recita a primeira palavra em voz alta (ou primeira série de
palavras) do versículo a ser memorizado. A criança ao seu lado repete seu
movimento e palavras, então ela cria um novo movimento enquanto recita a segunda
palavra do verso. Continue até que todas as palavras tenham sido usadas. Então
repitam o verso todos juntos várias vezes, usando sempre os movimentos com as
mãos. (Obs.: não é necessário que o movimento represente o significado das
palavras).
Materiais: Lousa e giz ou cartolina e pincel atômico
Preparação: Escreva as palavras do versículo na lousa ou cartolina. Coloque num papel visível.
Senta-se
Chamando você
Idade: Todas
Materiais: Bíblia, venda, lousa e giz ou cartolina e pincel atômico.
Preparação: Escreva as palavras do versículo na lousa ou cartolina e coloque num local bem visível.
Repita o versículo várias vezes junto com as crianças, então peça um voluntário para vendar os olhos. A criança vendada conta até dez enquanto os outros circulam em volta abrindo espaço. A criança vendada fala alto a primeira parte do versículo (por exemplo: "Ide por todo o mundo" se o verso for Marcos 16:15). Outra criança estará com a segunda parte do versículo, parada (não pode se mover), em alguma parte da sala. Toda vez que a criança vendada chamar recitando a primeira parte do versículo, a segunda (parada) deve responder recitando a segunda parte. Quando finalmente ela é encontrada, a que estava parada recebe a venda e a brincadeira continua.
Pote dos desafios
Prepara o “Pote do Verso para
Memorizar”. Em tiras de papel escreva dez atividades como, por exemplo, “Fique
em pé e recite o verso áureo”; “Vire para a esquerda e repita o verso áureo”;
“Cruze os dedos e repita o verso”; “Segure a ponta do nariz e repita o verso” e
assim por diante. Dobre as tiras de papel e coloque-as no pote. No início da
Escola Bíblica, permita que as crianças decorem o pote com adesivos.
Me ajudem por favor!
Escreva o verso na lousa. Então
fique de costas para ele e diga às crianças que você acha que já pode recitá-lo
perfeitamente. Diga: Se eu não souber alguma palavra, vocês me ajudem, por
favor. Caso esteja ensinando I João 2:6: “aquele que diz que permanece nele,
esse deve também andar assim como ele andou”, comece dizendo: “Todo menino e
menina que ...”. Permita que as crianças corrijam seu erro. Comece novamente
com a primeira palavra do verso, dizendo: “Aquele” e então “que fala” em vez de
“diz”. Continue dessa forma ao longo do verso substituindo por sinônimos.
Quando chegar ao fim do verso, diga: “Acho que preciso da ajuda de vocês para
falar o verso”.
Verso oculto
Use giz de cera branco para escrever
o seguinte verso em uma cartolina branca:
“O sangue de Jesus, seu Filho, nos
purifica de todo pecado” - I João 1:7.
Então permita que cada criança tenha a oportunidade de pintar com tinta
vermelha uma palavra do verso. Sigam repetindo as palavras até que tenham sido
totalmente pintadas e o verso completo possa ser visto.
Versículo escondido
Depois de apresentar o versículo,
reproduza-o numa cartolina antes da aula, corte em palavras e esconda os
pedaços pela sala. No momento da memorização peça aos alunos para procurarem os
pedaços e colocarem em ordem.
As técnicas acima também podem ser
usadas para a memorização dos livros da Bíblia.