MATERIAIS PARA ENRIQUECER O SEU MINISTÉRIO!

quarta-feira, 16 de abril de 2014

JOGOS, BRINCADEIRAS E DINÂMICAS



1.       O ESPELHO

Material: Tiras de papel; lápis, uma caixa.
Preparo: Escreva diferentes ações duplicadas, anote-as em tiras de papel e coloque-as dentro da caixa. Distribua as crianças em círculo, viradas para fora.
Desenvolvimento: A caixa será passada e cada criança tirará um papel. Ao sinal do professor, os alunos devem virar para dentro do círculo e começar a realizar a ação. Todos deverão encontrar o seu par, que estará fazendo a mesma atividade. Ao se encontrarem, deverão ficar juntos e cada um dirá um versículo ao outro.

2.       SEM PARAR:

Material: Papel sulfite, caneta. Divida a folha sulfite em três colunas e escreva uma letra do alfabeto no topo da coluna.
Desenvolvimento: Ao sinal de “já”, os participantes começam a escrever nomes de personagens e lugares bíblicos que comecem com a letra da primeira coluna. A outro sinal do professor, passam à segunda coluna e, depois, à terceira. Quando o professor disser “parem”, os alunos contam os nomes que escreveram. Vence quem tiver o maior número de nomes.

3.       SUA CASA É O JORNAL:

Material: Folhas de papel de jornal, música.
Preparo: Espalhar as folhas de jornal pela sala, de acordo com o número de crianças.
Desenvolvimento: As crianças devem andar, desviando das folhas de jornal. Enquanto ouvem uma música. Assim que a música parar, rapidamente todos pisam em cima do jornal (sua casa). Quando o som reiniciar, todos saem andando novamente. A cada rodada, o professor tira um jornal do chão, para aumentar o desafio. Assim, as crianças serão obrigadas a se juntarem em poucas “casas”.  Ao final do jogo, restará apenas uma folha de jornal, onde todos deverão dar um jeito de entrar. Vale encostar apenas uma parte do corpo como um dedo, mão ou pé. O jogo é cooperativo, não há ganhador. 

4.       ETIQUETA:

Material: Fichas de cartolinas (22x15), pincel atômico, fita crepe, papeis para anotações e lápis preto (a quantidade deverá ser de acordo com o número de participantes).
Preparo: Escreva nos cartões nomes de personagens bíblicos, lugares da Bíblia, objetos etc. Cole as fichas nas costas das crianças e distribua os papéis para anotações e os lápis.
Desenvolvimento: As crianças deverão estar dispostas em círculo enquanto as fichas são coladas em suas costas. Quando o professor der o sinal, elas deverão copiar o máximo de palavras possíveis, das costas dos colegas, mas cada um deverá tentar impedir que os outros copiem a sua palavra. Vencerá a criança que conseguir o maior número de palavras.

5.       FALTA UM PEDAÇO:

Material: Fichas de cartolinas.
Preparo: Escreva versículos bíblicos em algumas fichas (prepare no mínimo duas fichas para cada criança), corte as fichas ao meio, fique coma primeira parte de cada versículo e esconda a segunda.
Desenvolvimento: Entregue as primeiras metades das fichas aos alunos e mande que procurem as segundas metades pela sala. Vence quem completar primeiro seus versículos.
Obs: É um jogo que “mexe com os nervos” enquanto ajuda a revisar conhecimentos bíblicos.

6.  AMAR AO PRÓXIMO

Tema: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.Duração: 20 a 30 minutos Público: adolescentes; mínimo 6 participantes.
Material: lápis e papel

Divida a turma em grupos ou times opostos.
Sugira preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e 1 tarefa para o outro grupo executar.

Deixe cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o outro grupo.Após este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as tarefas e perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.

Observe as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre: Se você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito mais fáceis? E a tarefa? Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar? Como isso se parece ou difere do mandamento de Jesus? "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo", MT 23.39
Como nos comportamos no nosso dia a dia? Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos ajudá-los?
Encerre com uma oração.

7.  GARRAFA DOS ELOGIOS

Tema: "a boa palavra o alegra" Pv 12.24b.
Duração: 10min.Público: adolescentes, mínimo 5 pessoas.
Material: Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante).

O grupo deve sentar, formando um círculo. O coordenador coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando o gargalo para alguém.

O coordenador dirá uma palavra de encorajamento, estímulo ou elogio à essa pessoa. A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar palavras de encorajamento para quem ela apontar e assim sucessivamente.

Textos para trabalhar após este exercício: 1 Pe 4:10,11; Ef 4:29,30; Pv 12:25.

8.  CAMINHANDO ENTRE OBSTÁCULOS
 
Tema: Deus "não permitirá que sejais tentados além das vossas forças". (FÉ)
Duração: 15min.Público: adolescentes, mínimo 4 pessoas.
Material: garrafas, latas, cadeiras ou qualquer outro objeto que sirva de obstáculo, e lenços que sirvam como vendas para os olhos.

Os obstáculos devem ser distribuídos pela sala. As pessoas devem caminhar lentamente entre os obstáculos sem a venda, com a finalidade de gravar o local em que eles se encontram.As pessoas deverão colocar as vendas nos olhos de forma que não consigam ver e permanecer paradas até que lhes seja dado um sinal para iniciar a caminhada.

O coordenador, com auxilio de uma ou duas pessoas, imediatamente e sem barulho, tira todos os obstáculos da sala.O coordenador insistirá em que o grupo tenha bastante cuidado, em seguida pedirá para que caminhem mais rápido. Após um tempo o coordenador pedirá para que todos tirem as vendas, observando que não existem mais obstáculos.

Discutir as dificuldades e obstáculos que encontramos no mundo, ressaltando porém que não devemos temer, pois quem está com Cristo tem auxílio para vencer.Texto sugerido: I Coríntios 10:12-13.

9.  VERSÍCULO EMBARALHADO
Escolha um versículo da Bíblia, quanto mais "desconhecido" mais difícil a tarefa.
Escreva o versículo numa folha em branco e recorte as palavras (procure fazer cortes retos e iguais para tornar ainda mais difícil).
Coloque as palavras misturadas num envelope e dê um a cada grupo para que montem o versículo (o mesmo versículo para todos os grupos para ser justo). Decida se irá permitir aos grupos consultar a Bíblia.
O grupo que acabar primeiro e apresentar o versículo correto ganhará os pontos.
Sugestão de versículo: "alegra-te, mancebo, na tua mocidade e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade e anda pelos caminhos do teu coração... sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo." (Eclesiastes 11:9)

10.  CAÇA OBJETO
Selecione objetos fáceis de encontrar no local onde será realizada a gincana e usando uma chave bíblica, escolha um versículo onde aquele objeto aparece, por exemplo:Gênesis 11. 3: (TIJOLO); Juizes 19. 5 (PÃO); Lucas 14. 34 (SAL); Provérbios 6. 6 (FORMIGA); Mateus 16. 19 (CHAVE); Jó 6. 6 (OVO); I Timóteo. 6. 10 (DINHEIRO); Atos 1. 5 (ÁGUA); Ester 8. 2 (ANEL); Mateus 3. 4 (CINTO); Gênesis 1. 1 (TERRA); Hebreus 12. 15 (RAIZ); Gênesis 14. 23 (SANDÁLIA); Neemias 2. 3 (FOGO).
Avise ao pessoal da cozinha sobre os objetos que serão procurados lá e organize para que esta tarefa aconteça num horário calmo para as cozinheiras.
Opção1: Divida a turma em times. Faça uma fila com cada time, assim, somente o primeiro da fila irá procurar o objeto, até que todos tenham chance de participar.Leia o versículo dando ênfase à palavra/objeto a ser procurado. Ganha pontos para o seu time o primeiro que retornar com o objeto pedido; você pode dar pontos também para os demais que conseguirem o objeto até um determinado tempo.Use um apito para avisar que o objeto já foi achado ou que o tempo terminou.
Opção 2: Divida a turma em times; dê uma lista de versículos e determine um tempo total. Ao final deste tempo use o apito para chamar os participantes e dê pontos para os objetos trazidos. Ganha o time que tiver mais objetos.

11. DESVENDE O ENIGMA
Cada grupo recebe uma folha com uma frase incompleta e as pistas. O grupo que primeiro completar a tarefa corretamente, ganha os pontos. Os demais grupos que completarem a tarefa corretamente, num tempo máximo pré-estabelecido, podem ganhar metade dos pontos que vale esta tarefa.A Bíblia usada ao compor as pistas foi a Tradução de Ferreira Almeida Revista e Corrigida.
A frase a ser encontrada é: "A luz deve resplandecer, o sal não pode ser insosso, não devemos pertencer ao mundo, mas estar no mundo para mostrar o grande amor de Deus aos cativos".

Apresente a frase assim: "_____ _____ _____ _____ , o _____ não pode ser _____ , _____ devemos _____ ao _____ , _____ _____ no _____ , _____ _____ o _____ _____ de _____ aos _____ . "
Pistas: (estão na mesma ordem das palavras da frase; para complicar, você pode ainda mudar a ordem).
1. Artigo definido feminino.
2. Que tinham os filhos de Israel em suas habitações (êxodo 10).
3. Se alguém manda, o outro _________ obedecer (o verbo que entra aqui é o mesmo que cabe na frase...)
4. Em II Coríntios 4,6 um verbo se repete por duas vezes. Passe este verbo para o infinitivo.
5. Hipertensos não podem comer o composto químico que resulta da ação entre um ácido sobre uma base.
6. Sinônimo de insípido.
7. Monossílabo encontrado depois do ponto e vírgula do versículo de Naum 3.1
8. Símbolo matemático que relaciona elementos com conjunto, no modo infinitivo.
9. O que é de Deus, juntamente com sua plenitude descida nos salmos 50.
10. No salmo 15, qual é a 59ª palavra? (palavras com hífen contam como uma só).
11. I Coríntios 10.12, Tiago 5.9 e Apocalipse 3.20 tem um verbo em comum. Coloque-o no infinitivo.
12. Deus amou algo de tal maneira... Mas em Tiago 4.4 ele pede para não ter amizade ao que ele amou, porque o Reino de Deus não pertence ao que ele amou, como está no livro de João 18.36.
13. Em Josué 18.21-28 é citada uma cidade de Benjamim, que tirando o acento (mudando a sílaba tônica) forma a palavra que estamos procurando. Obs. Existe um local no Brasil com o mesmo nome da cidade de Benjamim.
14. As ações que Deus fez em comum nos versículos Deuteronômio 34.1 e Apoclipse 22.1 no modo infinitivo.
15. Em Mateus 15. 21-28 Jesus usa um adjetivo para qualificar a fé de uma mulher. Que adjetivo é esse?
16. Segundo I João 4.16, Deus é ___?
17. Quem é este ser? Infinito, supremo, criador e conservador do universo... nosso Pai..

12.  PREPARAR, APONTAR, FOGO!
Faça uma fila com cada um dos grupos, o primeiro da fila de cada grupo tem uma Bíblia na mão.

O dirigente diz "Preparar!"; os participantes devem então bater a Bíblia no peito e levantá-la acima do ombro.O dirigente diz "Apontar!" e um fala um versículo (pode ser só o texto se for um versículo conhecido, ou o "endereço")Quando o dirigente disser "Fogo!", os participantes podem abrir a Bíblia e procurar o versículo.

Aquele que achar o versículo primeiro (decida se devem mostrar a Bíblia aberta na página certa ou ler o texto completo) ganha os pontos para o grupo. Passa-se então cada Bíblia para o segundo da fila do seu grupo e aquele que já participou vai para o final da fila.