Igreja Batista Monte Sinai
Plano
de Aula
Professor(a): Mariana Lima Data: 26/01/14 Classe: Adultos
TEMA DA AULA: “A Biblioteca Divina” LIÇÃO Nº: 02
TEXTOS-CHAVES (REFERÊNCIA BÍBLICA):
Salmos: 119.103,105; 1Pedro 2.2.
VERSÍCULO-CHAVE (MEMORIZAR):
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. 2Tm 2.15
OBJETIVOS
DA AULA:
×
Identificar as
principais divisões da Bíblia.
×
Distinguir os livros
do Antigo e Novo Testamentos.
×
Classificar os livros
do Antigo e Novo Testamentos.
CONTEÚDOS DA AULA:
×
I. As divisões da Bíblia
o Os dois Testamentos
o Os livros divididos em seções
×
II. Os livros do Antigo
Testamento
o Como está dividido o Antigo Testamento
§ O Pentateuco
§ Livros históricos
§ Livros poéticos
§ Livros proféticos
×
III. Os livros do Novo Testamento
o Como está dividido o Novo Testamento
§ Biografia
§ História
§ Doutrinas
§ Profecia
PROCEDIMENTOS DE ENSINO:
× Acolhida: cumprimentar os alunos,
perguntar como passaram a semana (escutar atentamente o que eles falam e observar
se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração).
× Oração inicial.
× Dar boas-vindas aos alunos novatos e/ou
visitantes e apresentar cada um a classe.
× Fazer a chamada.
× Dinâmica bíblica: os alunos terão que localizar na Bíblia o que se pede abaixo. Ganha o brinde quem for
achando cada item :
·
O 18º livro da Bíblia (Jó)
·
O único livro que começa
com “Z” (Zacarias)
·
2 livros que começam com
“H” (Habacuque e Hebreus)
·
2 livros que começam com
“G” (Gênesis e Gálatas)
·
2 livros que são o nome de
um povo (Hebreus e Romanos)
·
Livro cujo título é triste
(Lamentações)
·
Livro cujo título tem
somente 2 letras (Jó)
× Após a dinâmica, iniciar a exposição do conteúdo da aula usando o
data-show.
× Atividade: Pedir aos alunos que localizem na Bíblia um dos livros
históricos e que identifique os livros da Bíblia que pertencem ao Pentateuco.
× Para casa: Leitura bíblica diária e pedir aos alunos que escolham
um livro do Antigo Testamento e pesquisem que foi o autor, a época em que foi
escrito, para quem foi escrito, o tema central... (xerox) e pedir que tragam na
próxima aula.
×
Ao
final da aula mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os e
pedir a classe que todos juntos leiam o versículo que está em Provérbios 3.
1-2.
×
Oração final (chamar um
voluntário)
RECURSOS
- Data-show, computador,
folha de ofício.
OBSERVAÇÕES
- Solicitar ao secretário da EBD a
relação dos alunos ausentes e procurar manter contato com eles durante a semana.